Pediatria

No Centro Médico Viver Melhor, nossa pediatra e neonatologista, Dra Pryscilla, presta atendimento em neonatologia, puericultura, pediatria geral e acompanhamento do bebê prematuro

Neonatologia

A Dra Pryscilla atua em sala de parto, recepcionando o recém-nascido e provendo os cuidados necessários nos primeiros minutos de vida, além de estimular a amamentação nas primeiras horas de vida, se as condições de mãe e bebê permitirem naquele momento.

Além da sala de parto, é feito o acompanhamento do bebê durante a internação na maternidade, desta maneira reforçando o vínculo com os pais e podendo atuar diretamente nas orientações sobre amamentação e outros cuidados básicos necessários nos primeiros dias de vida do bebê.

Acompanhamento do bebê prematuro

O bebê prematuro tem algumas particularidades em seu seguimento, que exige do pediatra que se propõe a atendê-lo um maior grau de cuidado. É necessário ter alguma experiência com esse seguimento de bebês para poder atendê-los com segurança, para saber o que é normal para eles e o que não é.

Muitos ítens da rotina do bebê prematuro são peculiares, como por exemplo o calendário vacinal, a avaliação do desenvolvimento neuropsicomotor e do desenvolvimento pondero-estatural, bem como a eventual necessidade de acompanhamento por outros profissionais, tais como fisioterapeutas, fonoaudiólogos, etc.

Puericultura

Refere-se ao seguimento do bebê em seus primeiros anos de vida, nas consultas de puericultura são discutidos os elementos básicos para garantir uma boa saúde para o bebê e a  criança, como alimentação, vacinação, desenvolvimento neuropsicomotor e desenvolvimento pondero-estatural. 

Além destes elementos básicos, são discutidos ainda aspectos como comportamento do bebê (rotina diurna, rotina noturna), comportamento dos pais, moradia, laços familiares e como estes fatores podem moldar a maneira de ser e de tomar decisões na vida adulta. 

Pediatria Geral

Durante as consultas de rotina da puericultura, as vezes, podemos nos deparar com algumas patologias comuns na infância, por exemplo: gripes, resfriados, dor de garganta, cólica do lactente, reações pós vacinais, otite média aguda, dentre outras. Estas patologias também são diagnosticadas e tratadas, sempre em consonância com os pais e reavaliações da criança sempre que necessário.